TV REVIEW | The Good Doctor - Primeiras Impressões

Na verdade, este artigo deveria chamar-se "a receita para uma série de sucesso". A mais recente aposta do canal ABC, criada por David Shore, é o drama médico The Good Doctor. Com um elenco fantástico e um enredo apaixonante, quase não é segredo a soma ideal para o seu sucesso. 

Em The Good Doctor, acompanhamos a vida de Shaun Murphy (Freddie Highmore), um jovem cirurgião com autismo e savantismo que deixa a sua vida calma para se juntar à equipa de um prestigiado hospital. Sozinho e com as dificuldades de relacionamento interpessoal características da sua doença, Shaun faz uso das suas capacidades para salvar vidas, ultrapassando dificuldades e desafiando o cepticismo dos seus colegas. 

Com uma premissa destas, não é difícil ficar curioso com esta série. Já com seis episódios, The Good Doctor conseguiu conquistar uma base de fãs considerável, valendo-lhe ainda uma recepção favorável por parte da crítica especializada. Apesar disso, parece haver uma certa relação amor-ódio entre os espectadores da série, o que traz opiniões divisivas. David Shore é o cérebro por detrás da série, e depois do sucesso de House, que é considerada uma das melhores séries do início dos anos 2000, a expectativa com este novo projecto era elevada – e as comparações quase inevitáveis. Apesar disso, numa primeira impressão vamos refrear-nos de comparar ambas as séries.  

Vamos então por os pontos nos “i”. Certo é que o conhecimento médico é limitado por estas bandas, e admito que a história possa não ser cem por cento fiel nesses termos. Admite-se igualmente que o retrato de alguém com autismo e savantismo seja algo romanceado para a televisão. No entanto, podemos dizer sem sombra de dúvidas que tanto o enredo como as personagens nos conquistam episódio após episódio – ambos credíveis e emocionantes o suficiente para nos prender ao écran a uma segunda feira à noite. 

Falando agora do elenco, Freddie Highmore é um jovem actor dotado de grande talento (quem se lembra do seu papel em Bates Motel sabe do que falamos) e que interpreta personagens problemáticas de modo brilhante. A sua interpretação do doutor Shaun Murphy não deixa nada a desejar, e podemos ainda contar com Hill Harper (CSI: Nova Iorque) como principal antagonista, e Richard Schiff como o apoio de Shaun e o seu guia pelo hospital do qual é presidente. Todo o elenco aparenta estar bem coordenado e em sintonia, o que confere ainda mais consistência à série. 

The Good Doctor é também a primeira série que vemos desafiar a percepção social de um diagnóstico específico (neste caso, falamos de autismo), e o coloca sob um prisma diferente – demonstrando eficazmente os obstáculos, dificuldades e ainda os sucessos de Shaun, e tornando-se num óptimo primeiro passo para desafiar os estigmas sociais contra qualquer pessoa com deficiência (seja ela qual for).


A série é transmitida em Portugal pelo canal AXN.

6 comentários:

Ná Pelo Mundo disse...

Adorei o post e matou as minhas dúvidas em relação a série.. confesso que nem tempo para procurar informações tive.
Sem duvida que tenho imensa curiosidade em assistir a série e irei iniciá-la nos próximos dias!!
Bom trabalho

Clippyou disse...

Deixaste a curiosidade em alta para ver a série numa tarde de Inverno junto do sofá e com o balde das pipocas!:) Realmente é inovador e super interessante a forma como retratam o autismo, e sendo esta uma problemática cada vez mais presente na nossa sociedade é muito importante evidenciar as formas de atuação do autismo. Já agora, parabéns pelo teu comentário à série, muito bem visto!

Inês Retorta disse...

Vale muito a pena, não te vais arrepender !

Inês Retorta disse...

Obrigada pela opinião :). Aos primeiros episódios, a série é de facto uma aposta excelente. Vamos ver como evolui daqui para a frente !

Mariana Madureira disse...

Eu comecei a ver, pois os trailers deixaram-me super curiosa e não me arrependi!! Estou a adorar por completo a série! É apaixonante, faz-me rir e chorar... às vezes tudo ao mesmo tempo!

Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
Projeto: Vem conhecer! https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

Inês Retorta disse...

Agora é que disseste tudo ! É super emocionante !

Com tecnologia do Blogger.