#CINÉFILOSEMAPUROS | 5 Filmes Subestimados (que tens de ver)

Quem não gosta de uma boa recomendação? Muitas vezes, escolhemos os nossos filmes e séries porque um amigo nos disse que "era porreiro", ou porque tem uma excelente cotação no IMDb. Depois também há aqueles filmes que acabamos por ver em função do hype: estão nas bocas do mundo, todos falam sobre eles e os trailers e reviews estão por todo o lado. Hoje trago-vos cinco filmes que fogem a essa regra. São cinco filmes subestimados que devem pôr no topo da vossa lista. 

5. Winter's Bone (Debra Granik, 2010)
Este drama, baseado no livro de Daniel Woodrell, é a história de Rae, uma adolescente de 17 anos que vive na montanha, que se lança numa procura da verdade em relação ao desaparecimento do pai (um traficante de droga) ao mesmo tempo que tenta proteger o resto da família. A adaptação do livro e os restantes aspectos (elenco, cinematografia - a parte a performance de Jennifer Lawrence) valeram a este filme de produção independente quatro nomeações ao óscar em 2011.


4. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)
Este filme é um obrigatório para qualquer cinéfilo. E é também aquele filme que não me canso de recomendar. Mais um independente, foi a estreia de Richard Kelly na realização e, muito apesar de não ter alcançado uma popularidade notória, tornou-se um filme aclamado pela crítica e com uma legião de fãs imensa - tendo-se tornado um filme de culto. A história de um adolescente perturbado (Jake Gyllenhaal), que vive quase que atormentado por visões de alguém num fato de coelho é uma visão sobre a doença mental, sobre a adolescência e a importância do ser. Um filme negro, mas a não perder. 


3. Requiem For a Dream (Darren Aronofsky, 2000)
Darren Aronofsky já não é um estranho para nós - assim como os mundos psicadélicos que cria com os seus filmes. Neste Requiem For a Dream somos levados numa viagem ao mundo da droga, acompanhando as utopias de quatro residentes de Coney Island, que rapidamente são desfeitas pelo abuso de substâncias. Foi bem recebido pela crítica em geral, e com um elenco de luxo, não é de estranhar que acolha facilmente uma pequena legião de fãs.


2. A History of Violence (David Cronenberg, 2005)
Com um elenco de luxo e a realização impecável de Cronenberg, A History of Violence é mais um filme que não podem perder. Focado na história de Tom Stall (Viggo Mortensen), que um dia impede um assalto ao seu restaurante matando dois criminosos, o filme escala à medida que a vida de Stall muda drasticamente - de herói local perseguido pelos media, a vilão perseguido pelo inimigo. 
 


1. District 9 (Neill Blomkamp, 2009)
Como sempre, o melhor para o fim. Este filme que reúne a ficção científica e o drama, realizado por Neill Blomkamp, teve uma recepção muito favorável da crítica (e do público em geral). Nele, podemos acompanhar a jornada de Wikus van de Merwe (Sharlto Copley), um burocrata encarregue de despejar os aliens do Distrito 9, uma favela militar situada em Joanesburgo, para um campo de refugiados fora da cidade. Inspirada por acontecimentos que tiveram lugar durante o apartheid, a história aborda temas prementes ainda nos dias que correm, como a xenofobia, o racismo e a segregação, numa crítica social pouco ou nada discreta.

12 comentários:

Natara Denardi (Ná Pelo Mundo) disse...

Particularmente não gostei nada mas mesmo nada do District 9. No entanto, tinha o Winter’s Bone na lista já há algum tempo e é agora que vou ver!!
Ótimo post

Inês Retorta disse...

O District 9 para ser apreciado tem de ser visto de uma perspectiva muito específica devido às fortes críticas sociais que lhe estão inerentes, é natural que não tenhas gostado. O winter's bone é uma excelente escolha. :)

Clippyou disse...

Pessoalmente, já ando à muito tempo com interesse em ver o Winter's Bone (Debra Granik, 2010), e depois de me teres relembrado que tenho mesmo de ver, acho que este vai ser a minha próxima escolha, quando me afundar no balde de pipocas no sofá eheh :)

Little Wonderland disse...

Ainda não vi nenhum destes filmes, mas eu ando muito atrasada no que toca a filmes. Fiquei muito intrigada com o District 9 e o Donnie Darko, tenho mesmo que os ver!
Beijinhos
littlewonderlandxo.blogspot.pt

Inês Retorta disse...

Qualquer um deles é bom pra isso :)

Identificate disse...

Ando a fazer uma lista de filmes para ver nas ferias, isto ajudou <3

Francisco Quintas disse...

Desta lista apenas vi o Donnie Darko e já lá vai muito tempo. Tenho de rever. Estou muito interessado nos outros quatro já há mais tempo, principalmente o Disctrit 9.

Inês Retorta disse...

São ambos muito bons, mas algo pesados, recomendo vivamente qualquer um, mas começaria pelo Donnie Darko :)

Inês Retorta disse...

Ainda bem ! É esse o objectivo. Tenho mais listas aqui pelo blog que vale a pena espreitar se procuras sugestões :)

Inês Retorta disse...

O Donnie Darko é obrigatório para quem adora cinema, é uma grande referência em vários aspectos. O District 9 é um óptimo filme !

Mariana Madureira disse...

Nunca vi nenhum filme, mas vou guardar o primeiro e o último que referiste! :)

Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
Projeto: Vem conhecer! https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

Ângela disse...

nunca vi nenhum deles, mas foram para a lista de filmes a ver, principalmente o 1º (:

http://arrblogs.blogspot.pt/

Com tecnologia do Blogger.