REVIEW | O Candeeiro & The Endless (2017)

Uma vez no MOTELx, não podemos perder a oportunidade de ver algumas curtas metragens, especialmente as de origem nacional a concurso no festival. Nesta sessão, vimos O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa, seguido de The Endless. Ambos surpreendentes pela positiva, a curta pelo seu humor negro, e o filme pela sua construção narrativa. 

A curta-metragem O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa, realizada por Henrique Costa e Hugo Passarinho, é o retrato de um regresso às origens, lembrando os bairros antigos da cidade. As peripécias de um polícia da cidade numa noite fora de serviço, conquistam facilmente pelo humor presente na narrativa - que termina de forma imprevisível. O resultado é uma experiência refrescante e divertida, no meio do negrume. 

Segue a sessão com a longa The Endless, realizada por Justin Benson e Aaron Moorhead. Antes do filme, recebemos uma mensagem dos realizadores, apelando a que os espectadores deixassem a sua opinião sobre o filme nas redes sociais e partilhassem a sua experiência. O filme já havia feito parte da selecção oficial do festival de Tribeca deste ano. 

Começo desde já por dizer que a técnica neste filme não acrescenta nada de novo, no entanto a nível de interpretação estamos num patamar completamente diferente. Os dois realizadores, e também actores, surpreenderam ao lado de Tate Ellington e Callie Hernandez. 

Passando, então ao que realmente importa: a história de dois irmãos que regressam ao culto de onde fugiram há uma década é verdadeiramente cativante. A construção da narrativa em duas camadas, começando pela existência de um culto "da morte", em que se acredita na prática de suicídio em massa e culminando no elemento sobrenatural - aquilo que se teme mais que a própria morte, resulta num filme inteligente e algo filosófico, com momentos de tensão suficientes para nos manter devidamente agarrados ao assento.




2 comentários:

Ana Bessa disse...

nunca tinha ouvido falar mas fiquei bastante curiosa !
Segui :)

Rita Reis disse...

o teu post foi excelente pra me despertar a curiosidade! :)

https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

Com tecnologia do Blogger.