#CINÉFILOSEMAPUROS | Exorcismos com Fartura, o TOP 5

Com a estreia de The Conjuring 2 e a chegada de Outcast à TV nacional, o mês de Junho foi sem dúvida um mês de grandes estreias de terror. Hoje, venho falar-vos do meu TOP 5 de filmes sobre espíritos, exorcismos e possessões. 

Quem me conhece sabe que sempre adorei um bom filme de terror. Corro tudo, desde Saw a Hellraiser, passando por O Exorcista, em busca daquele filme que me faz saltar mais vezes da cadeira, que me põe com o coração aos pulos, ou que me faz enrolar na cadeira e esconder a cara tal é o nojo. 


O Exorcista, The Conjuring - A Evocação, Sinister e O Exorcismo de Emily Rose são só alguns dos filmes que mais gostei do campo do terror. Nunca liguei muito a este subgénero, se é que lhe podemos chamar tal, que se foca em histórias de exorcismos, possessões demoníacas e outros afins. Mas depois descobri que muitos eram baseados em histórias verídicas, e o interesse foi maior. 


1 - O EXORCISTA



Quando me meti na onda dos clássicos, claro que acabei por ver O Exorcista, e até agora foi dos poucos que me agradou. E não há como subestimar a obra de 1973 - que é hoje considerada um filme de culto e um dos 1000 filmes a ver antes de morrer (oh, the irony). E quer dizer, qual é o amante de filmes de terror que resiste a ver uma cabeça a rodar de formas impossíveis ? Definitivamente, merece um lugar no pódio. 



2 - THE  CONJURING - A EVOCAÇÃO

Não é segredo nenhum o "amor" por este filme. Para começar, James Wan é um pequeno ídolo do cinema de terror - e há quem já lhe chame um Master of Horror. Depois de sucessos enormes como SAW, e Furious 7 (de campos totalmente diferentes), 

Wan volta a dar cartas com The Conjuring. O filme traz-nos a história de Ed e Lorraine Warren, dois investigadores do paranormal especializados em possessão e espiritismo. O casal tenta, neste capítulo, "resolver" o problema da família Perron, que é seguida por uma entidade maligna. 

O sucesso de The Conjuring foi tal, que lhe valeu uma sequela e um spin-off, Annabelle (que, honestamente, não me agradou assim tanto). 



3 - THE CONJURING 2

Claro que a sequela tinha de vir uma sequela, ainda que três anos depois. E, meu deus, foi de loucos. Não me lembro de ter visto filme do género que gostasse tanto, ou que a sequela me agradasse mais que o primeiro filme (apesar de gostar mais do Saw III que de qualquer um dos outros).

James Wan de facto regressou em grande, e o filme está a ter um sucesso tal que já foi confirmado mais un spin-off, desta vez intitulado The Nun (espero que seja um título provisório), que fico a aguardar ansiosamente. Em breve haverá review deste menino aqui no blog, fiquem atentos !



4 - O EXORCISMO DE EMILY ROSE
O mais interessante deste filme é o facto de contrapôr os acontecimentos reais com o julgamento do padre que procedeu ao exorcismo que, alegadmente, causou a morte de Emily Rose. O filme baseia-se na história verídica de Anneliese Mitchell, uma rapariga alemã que sofria de epilepsia e acabou por morrer..

Não é um filme de terror comum, mas a sobreposição de acontecimentos torna-o muito mais interessante. 

5 - THE HAUNTING IN CONNECTICUT




Demasiado subvalorizado, este filme marca pontos pelos sustos e pela ligação a mais uma história da vida intensa (e ligada ao paranormal) de Ed e Lorraine Warren. Desta vez o casal investiga estranhos acontecimentos ocorridos quando uma familia se muda para aquilo que era uma antiga casa mortuária. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.