AWARD SEASON | BAFTA, As Previsões

fevereiro 13, 2016
Amanhã serão entregues os British Academy Film Awards, na Royal Opera House de Londres. Os prémios fazem parte do trio indicador daquilo que nos espera para os Óscares de 2016, e já fizemos as nossas apostas. 

Para melhor filme, a aposta está forte em O Caso Spotlight, o filme realizado por Tom McCarthy que está nomeado para mais seis óscares. A história do grupo de jornalistas que denunciou um dos maiores escândalos da igreja católica já venceu vários prémios esta temporada, incluindo o galardão de Melhor Elenco nos SAG Awards. Com ele competem The Revenant, Carol, A Queda de Wall Street e A Ponte dos Espiões.

O melhor actor (não é difícil adivinhar) será sem sombra de dúvida Leonardo DiCaprio, cuja interpretação em The Revenant lhe tem valido imensos prémios, incluindo o seu primeiro SAG. É a quinta vez que o actor se encontra nomeado para este prémio. Já para melhor actriz, escolhemos Brie Larson, que tocou corações pelo mundo inteiro ao lado do jovem Jacob Tremblay no filme Room. Para melhores actor e actriz secundários, apostamos em Idris Elba (Beasts of No Nation) e Kate Winslet (Steve Jobs), ele já vencedor do SAG e ela do Globo de Ouro. 

Para melhor realizador, e com uma escolha muito renhida, o voto vai para Alejandro Iñarritu, que pelo segundo ano consecutivo brilha na award season. No entanto, Adam McKay, realizador de A Queda de Wall Street, tem também fortes hipóteses nesta categoria. The Revenant, pelo espectacular trabalho de Emmanuel Lubezki, é o eleito para Melhor Cinematografia

Ainda nas categorias técnicas, Carol é a aposta para melhor design de produção, competindo com A Ponte dos Espiões, Star Wars: O Despertar da Força, Mad Max e Perdido em Marte. Surpresa das surpresas na categoria de melhores efeitos visuais com a nomeação de Ant-Man, ainda assim, o voto vai para Star Wars: O Despertar da Força (a saga criada pela mão de George Lucas continua incomparável nesta categoria).O mais recente filme da saga pode ainda conquistar o prémio de melhor mistura sonora, no entando a melhor banda sonora ira sem dúvida para Ennio Morricone pela fantástica score de Os Oito Odiados. Já Mad Max, o filme de George Miller nomeado para dez óscares da Academia, é forte candidato a melhor edição

O filme A Rapariga Dinamarquesa, será certamente reconhecido pelo seu guarda roupa, maquilhagem e caracterização (são duas categorias, malta!). A competição é forte com Carol nomeado para as mesmas categorias, no entando o filme de Todd Haynes protagonizado por Eddie Redmayne é o favorito em ambas as categorias. 

Para melhor documentário, escolhemos Amy, e para melhor filme de animação o favorito é Divertida-mente. De entre as categorias mais renhidas, as de melhor argumento original e melhor argumento adaptado (surpresa das surpresas com a inexistência de nomeação para Straight Outta Compton). Os Oito Odiados e o Caso Spotlight são a escolha para melhor argumento original, já a melhor adaptação será Room. 

Os BAFTA contemplam ainda algumas categorias dedicadas exclusivamente ao cinema britânico, de curtas a longas metragens. Os galardões serão entregues no dia 14 de Fevereiro, duas semanas antes dos óscares, na Royal Opera House de Londres. 





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.